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10 jeitos de relaxar e se reequilibrar

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10 jeitos de relaxar e se reequilibrar

A Organização Mundial da Saúde se preocupa: “o estresse está virando uma epidemia no mundo!” E algumas das principais causas estão relacionadas ao trabalho e ao dinheiro. Pressão excessiva, demandas muitas vezes inadequadas ao perfil ou ao conhecimento de quem está encarregado de executá-las, sensação de falta de controle e de que os outros não estão nem aí, são algumas situações estressantes bem comuns no local de trabalho. Você reconhece alguma delas? Pois é. Se nem sempre dá para evitar as situações estressantes do dia a dia, no entanto, ao menos dá para incluir algumas poderosas armas contra o estresse na sua vida. Quer saber quais são?

10 jeitos de relaxar e se reequilibrar

1. Família, amigos
Família, amigos e grupos sociais tradicionalmente são âncoras muito eficientes, essas relações profundas nos ajudam a enxergar o mundo de forma mais estável, nos dão uma sensação de que o tempo afinal não é tão curto, nem passa tão rápido, afinal, a casa da vó parece que sempre esteve lá e que vai continuar lá prá sempre. Essa sensação de que existem algumas coisas que são permanentes, fundamentais, que nos ancoram no mundo é importante nessa época em que tudo parece mudar tão rapidamente. Pare um pouquinho e pense: qual é a sua âncora?

 

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2. Foco no momento
São inúmeros os estudos que comprovam os benefícios da meditação na redução do estresse. E são inúmeras as técnicas que você pode usar para afastar a ansiedade e por foco no momento presente. Uma das mais simples é sentar numa posição confortável, coluna reta, em um lugar quieto, sem distrações, língua solta, com aponta no céu da boa, olhos fechados ou semicerrados. Convide todos os seus músculos a relaxarem, começando pelo pé e chegando até seu rosto. Respire pelo nariz, sem fazer esforço, apenas prestando atenção no ritmo natural da sua respiração. Tente ficar assim 10 minutos.

 

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3. Dê uma gargalhada (ou várias)
Uma boa gargalhada não faz bem apenas para fazer você se sentir mais leve. Estudos confirmam que rir baixa os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse, e aumenta a produção de endorfinas, substâncias químicas responsáveis entre outras coisas por nos fazer sentir bem. Ligue a TV e procure a comédia mais engraçada e boas gargalhadas!

 

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4. Ouça música
Que tal criar uma playlist para aquelas horas em que você precisa muito simplesmente soltar o corpo e relaxar? Alguns estudos sugerem que a música é um recurso importante para lidar com o estresse. Uma pesquisa publicada na revista do National Center of Biotechnology confirma: ouvir música ajuda você não apenas a se recompor mais rapidamente de uma situação estressante, mas também a reduzir o impacto destas situações no seu organismo. Sons de natureza, música relaxante, o que vai entrar nesta sua playlist especial?

 

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5. Mexa-se
Não tem jeito, fazer exercício é essencial para o corpo e para a mente. Todas as formas de exercício têm impacto positivo na redução da ansiedade, melhoram a produção das tais endorfinas que fazem a gente se sentir bem e dão ao seu corpo a chance de literalmente sacudir o estresse e jogá-lo fora! Vale tudo, yoga, caminhada, subir e descer escadas....pode começar já!

 

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6. Cuide de você
Estresse não é brincadeira. É uma reação benéfica do organismo, que nos protege em situações extremas, mas, quando você não consegue controlar, pode trazer problemas, inclusive para sua saúde. A gente vive cuidando dos outros e esquece de nós. Mas desestressar inclui ser, no mínimo, mais gentil consigo mesmo.

 

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7. Busque ajuda
Conversar é bom e faz bem. Mas é importante saber quando você precisa de mais do que um ombro amigo. Buscar ajuda terapêutica pode ser o melhor caminho.

 

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8. Coloque no papel
Um artigo publicado no site da Royal College of Psychiatrics recomenda, entre outras coisas que um bom jeito de lidar com situações estressante é ... escrever! Fazer listas das coisas que mais estão deixando você estressada, e das ações e atitudes que você pode tomar para tornar cada uma delas menos difícil, registrar por escrito suas ideias e sentimentos sobre essas questões, tudo isso ajuda a tornar a situação mais concreta e organizada na sua cabeça e, portanto, mais simples de lidar.

 

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9. Que tal cultivar um hobby? Uma paixão?
Desenvolver outros interesses e hobbies é um ótimo jeito de contornar as pressões do dia a dia, avisam os especialistas. Sobretudo se essas atividades forem completamente diferentes das coisas que andam deixando você estressada. Além disso, muitas vezes, quando você busca hobbies e atividades que enriquecem sua vida, acaba encontrando novos e bons amigos.

 

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10. Que tal um bichinho de estimação?
Vários estudos alertam sobre o valor terapêutico da companhia de animais. O link entre os bichinhos e os humanos traz benefícios não apenas psicológicos, mas físicos. A companhia deles melhora a autoestima, diminui os índices de ansiedade e abre outros canais de comunicação com os outros em geral. Nem todo mundo tem perfil para ser responsável por um animalzinho, mas se você acredita que poderia cuidar bem de um pet, vá em busca de um. Ser recebida no final de um dia estressante de trabalho por muitas lambidas e um rabinho abanando pode ser mesmo muitíssimo relaxante!

 

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