Clube News

Pearl Jam lança seu primeiro clipe desde 2013

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Pearl Jam lança seu primeiro clipe desde 2013

O Pearl Jam está de volta. A principal banda remanescente da era grunge lançou o clipe de “Dance of the Clairvoyants”, primeira faixa de seu novo álbum, “Gigaton”.

Os roqueiros americanos não lançavam um disco inédito desde “Lightning Bolt”, de 2013, nem faziam um clipe desde “Sirens”, segundo single daquele álbum. Por isso, a primeira sensação diante do novo trabalho é de choque.

Em primeiro lugar, pela textura eletrônica da produção, calcada em sintetizadores e batidas eletrônicas, em vez de guitarras distorcidas. Chega a evocar a transformação sofrida pelo U2 nos anos 1990, mas, de forma inesperada, a influência musical soa mais como os Talking Heads!

Também chama atenção a ausência completa dos músicos no vídeo. Tradicionalistas, os integrantes do Pearl Jam geralmente são estrelas de seus próprios clipes. Mas, desta vez, as imagens lembram documentários sobre a natureza realizados para o National Geographic ou para o circuito IMAX, com cenas aceleradas e imponentes de biologia e geologia terrestres, entre incêndios, erupções e desabrochar de flores, brevemente entrecortadas por detalhes musicais – como, por exemplo, a inserção de um auto-falante do “tamanho” da Terra, durante uma montagem com formações arredondadas, de rochas ao planeta.

Há um tênue viés de crítica ambiental na letra, “poética” e subjetiva, que uma interpretação bastante esforçada pode entender como justificativa para as imagens. “Esperar a perfeição deixa muito a ignorar. Quando o passado é o presente e o futuro não existe mais, todo amanhã é o mesmo de antes”, canta Eddie Vedder no refrão.

“Gigaton” é 11º disco de estúdio da banda, e será lançado em 27 de março.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter