

Clube News
Compartilhar prints do Whatsapp pode gerar uma boa dor de cabeça
Publicado em 03/09/2021

É um bom momento para começar a ter mais cautela ao usar o Whatsapp, pois compartilhar prints de conversas com outras pessoas sem a autorização de quem enviou a mensagem poderá ser considerado um crime.
Temos o costume de trocar informações diárias com amigos mais próximos, tudo para manter as atualizações dos acontecimentos, as vezes na correria e até na preguiça de digitar, o mais prático acaba sendo “printar” e mandar. Porém, a partir de agora é preciso ter cuidado nessas situações, pois em uma situação na qual foram divulgadas imagens de uma conversa privada pelo Whatsapp, a pessoa que repassou os prints teve que pagar uma multa no valor de 5 mil reais.
Pela visão do Superior Tribunal de Justiça, divulgar conversas sem o consentimento de algum dos envolvidos pode ser considerado crime de violação de mensagens.
De acordo com o advogado especialista em direito digital, Marcelo Crespo, ao trocar mensagens com alguém, o esperado é que a conversa fique apenas entre os participantes, e se por acaso a mensagem é postada em algum grupo, a expectativa é de que ela não seja divulgada fora do mesmo.
Manter o sigilo e a privacidade em um assunto entre duas pessoas é um direito antigo, que agora vale para o mundo virtual também.
Tome muito cuidado!