Eleições 2022

Eleições 2022 - Resultados Parciais para Presidência

Publicado em 02/10/2022

Os candidatos que disputam a Presidência da República votaram neste domingo. 

Luiz Inácio “Lula” da Silva (PT) votou em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista, e ao conversar com jornalistas presentes, disse que há quatro anos foi impedido de votar por “ter sido vítima de uma mentira neste país”, e complementou: 

Quatro anos depois, estou aqui, votando, com reconhecimento da minha total liberdade, e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República deste país para tentar fazer o país voltar à normalidade”. 

Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e candidato a reeleição, votou na capital do Rio de Janeiro acompanhado de seus seguranças, aproveitando o momento para declarar que “eleições limpas têm que ser respeitadas”, se referindo ao Datafolha, um dos principais institutos de pesquisa do país, que o que vale de fato é o “Datapovo”. 

Acompanhados de seus familiares e aliados políticos, Ciro Gomes (PDT) votou em Fortaleza (CE). Ciro declarou à imprensa presente que pretende “parar por aqui” após essa eleição. A fala do candidato foi a seguinte: 

Eu pretendo parar por aqui, por uma circunstância: seu eu ganhar, eu troco a minha reeleição pela eleição da forma que o país precisa ter, que foi jogada na lata do lixo em troca de um projeto de poder para o país. E se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar coisas sem a suspeição de uma candidatura”. 

A candidata Simone Tebet (MDB) declarou após exercer seu voto: 

Hoje a democracia se fortalece, é o povo na rua, legitimamente escolhendo aquele e aquela, que tem que ser os seus candidatos que vão representa-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da república, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores”. 

O candidato do Novo, Felipe d’Ávila, votou na capital paulista. Aos jornalistas, ele disse que, se não for para o segundo turno, não tem pretensão de apoiar nem Lula nem Bolsonaro. 

Como já venho dizendo, eu não vou apoiar nenhum dos dois populistas. Toda a (nossa) campanha é para dar uma alternativa ao brasileiro que não seja populista. O populismo vai continuar, infelizmente, erodindo a democracia e a liberdade brasileira”. 

Soraya Thronicke, candidata à Presidência pelo União Brasil, compareceu para votação acompanhada do marido e de assessores, declarando defesa a democracia e o respeito entre quem pensa diferente. Soraya o seguinte: 

Eu andei pelo Brasil inteiro nessa campanha, comecei a minha campanha aqui e hoje aqui de novo, em Campo Grande, para votar, para exercer o meu papel, antes de candidata, antes de senadora, meu papel de cidadã. Estou muito feliz, hoje é a festa da democracia, porque eu ainda acredito que nós vivemos em uma democracia e que saibamos discutir política com urbanidade, com respeito, porque quem não tem argumentos, grita. Quem não sabe o que quer, grita. Nós não precisamos gritar e desrespeitar os outros para tratar de política”. 

A apuração segue por todo país, e até o momento, os resultados parciais são os seguintes: 

 

Jair Bolsonaro (PL) – 47,88% 

Lula (PT) – 43,36% 

Simone Tebet (MDB) – 4,54% 

Ciro Gomes (PDT) – 3,05% 

Soraya Thronicke (União Brasil) – 0,49% 

Felipe d’Ávila (Novo) – 0,49%