Clube News

Robert Prevost é eleito papa e adota o nome de Leão XIV

Publicado em 08/05/2025

Robert Prevost é eleito papa e adota o nome de Leão XIV

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo papa da Igreja Católica. Ao ser eleito, ele escolheu o nome de Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história da Igreja.

A escolha foi sinalizada pela tradicional fumaça branca expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso. Minutos depois, o cardeal Dominique Mamberti fez o anúncio oficial em latim, e Leão XIV surgiu na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis.

Que a paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, declarou o novo pontífice, em um discurso que também prestou homenagem ao papa Francisco e trouxe uma fala em espanhol em agradecimento à Diocese do Peru, onde consolidou grande parte de sua trajetória eclesiástica.

Criado em Chicago e promovido a cardeal em 2023, Prevost tem um perfil progressista, conciliador e pragmático, alinhado à linha de Francisco, seu antecessor. Ele assume o papado em um cenário desafiador, marcado pela perda de fiéis e pelo forte legado deixado por Francisco, cuja popularidade segue elevada mesmo após sua renúncia.

A escolha de Prevost sinaliza o desejo do conclave por continuidade e abertura ao diálogo, reforçado pela inclusão inédita do espanhol no discurso inaugural de um papa.

Fonte: G1