Clube News

Brasileira faz história em Harvard com maior nota da turma e prêmio inédito

Publicado em 26/06/2025

Brasileira faz história em Harvard com maior nota da turma e prêmio inédito

Ela partiu de Goiânia com um sonho grande e voltou com uma conquista histórica. A jovem brasileira Sarah Aguiar Monteiro Borges se formou em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com o mais alto desempenho acadêmico da turma de 2025, entrando para a história como a primeira brasileira a receber o prêmio Sophia Freund Prize, honraria concedida ao aluno com a melhor nota do ano.

Sarah concluiu o curso summa cum laude, distinção reservada a estudantes com média excepcional e trajetória exemplar. Foi uma entre os apenas 54 alunos homenageados com esse título. A medalha de ouro e o prêmio simbólico de mil dólares foram o reconhecimento de anos de esforço, dedicação e superação, inclusive do idioma: ela lembra que aos 17 anos nunca havia escrito uma redação em inglês.

Mas sua jornada vai muito além do diploma. Sarah foi aprovada para o doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com bolsa integral. Lá, continuará pesquisando o impacto do estigma na saúde mental, tema que já desenvolveu em Harvard com foco em jovens vulneráveis. Seu trabalho será orientado pela Dra. Sharon Neufeld, especialista em saúde mental infantojuvenil.

Além da excelência acadêmica, Sarah também se destacou pela liderança: foi a primeira mulher brasileira a presidir a Associação de Harvard para a Democracia nas Américas e responsável por trazer ao Brasil, após 30 anos, a conferência internacional Summit of the Americas.

Brasileira faz história em Harvard com maior nota da turma e prêmio inédito

O colega Eduardo Vasconcelos, também ex-presidente da associação, definiu bem a jovem goiana: “Um exemplo vivo de que a criatividade, a curiosidade intelectual e a persistência de jovens brasileiros não têm limites.

Com os pés no presente e os olhos no futuro, Sarah segue determinada a retribuir tudo o que conquistou: “Sinto uma forte responsabilidade de usar minhas oportunidades para melhorar o bem-estar daqueles que frequentemente são deixados de fora da pesquisa e da política”, afirmou.

E se despediu de Harvard com uma frase que resume sua jornada:

Depois de muitas aventuras inesperadas, encerro esse capítulo como comecei: com sonhos esperançosos de contribuir para um futuro melhor.

Fonte: Só Notícia Boa
Foto: Reprodução/Redes Sociais