Clube News

#CineClube - Os Filmes Recordistas do Oscar: Um Olhar sobre as Produções Premiadas

Publicado em 05/03/2024

#CineClube - Os Filmes Recordistas do Oscar: Um Olhar sobre as Produções Premiadas

Em quase um século de história do Oscar, o mais prestigioso prêmio do cinema, poucos filmes se destacaram além dos demais, recebendo não apenas uma ou duas, mas mais de dez estatuetas. Até hoje, o recorde de "carecas de ouro" dados a uma produção em uma única noite é de 11. Enquanto aguardamos para descobrir se esse recorde será igualado ou superado na 96ª edição do Oscar, que ocorrerá no próximo dia 10 de março, a Rolling Stone Brasil relembrou os três filmes que conquistaram esse feito impressionante. Confira:

Titanic (James Cameron, 1997) - 14 indicações e 11 vitórias

Titanic, o primeiro título em nossa lista, dirigido por James Cameron, é um grande sucesso que não apenas está entre os recordistas de vitórias, mas também de indicações, acumulando um total de 14. Inspirado no trágico naufrágio de 1912, o filme narra a história de amor impossível entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), dois jovens de diferentes classes sociais. Além de ostentar, por muito tempo, o título de maior bilheteria da história do cinema, Titanic conquistou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção para James Cameron, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição, Melhores Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Canção Original e Melhor Som, perdendo apenas nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Atriz para Kate Winslet e Melhor Atriz Coadjuvante para Kathy Bates.

 

Ben-Hur (William Wyler, 1959) - 12 indicações e 11 vitórias

Ben-Hur, épico dirigido por William Wyler em 1959, é uma produção norte-americana que relata a história de um mercador judeu condenado à escravidão por um antigo amigo. O filme recebeu doze indicações ao Oscar em 1960, vencendo em onze categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator para Charlton Heston e Melhor Ator Coadjuvante para Hugh Griffith, perdendo apenas na categoria de Melhor Roteiro Adaptado para "Almas em Leilão", de 1958.

 

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (Peter Jackson, 2003) - 11 indicações e 11 vitórias

A última parte da trilogia "O Senhor dos Anéis", lançada em 2003 e dirigida por Peter Jackson, completa o trio dos maiores vencedores da história do Oscar. Baseado no último capítulo da obra de J.R.R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" alcançou um feito notável: venceu todas as categorias às quais foi indicado. O filme foi o primeiro da categoria fantasia a conquistar o prêmio de Melhor Filme, além de sair vitorioso em Melhor Direção para Peter Jackson, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

FONTE: Rolling Stone Brasil