

Clube News
#CineClube - 7 Prisioneiros
Publicado em 11/11/2021

Christian Malheiros, que fez sucesso recentemente no filme Sócrates e na série Sintonia, está também na Netflix; e Rodrigo Santoro com sua carreira bem consolidada fora do país, passando por produções como 300: A Ascenção do Império, Simplesmente Amor, Lost e Golpe Duplo.
7 Prisioneiros, o longa acompanha Mateus (Malheiros), um jovem de 18 anos morador do que procura dar uma vida melhor para sua família operária no campo. Ele aceita um novo emprego em São Paulo, onde é levado para trabalhar com um grupo de adolescentes na cidade, sem saber o que o espera: Trabalhar exaustivamente em um ferro velho, tendo suas carteiras de identidade apreendidas por Lucas (Santoro), um explorador cruel e mal feitor. A situação fica cada vez pior e parecida com à escravidão e Mateus por ser um jovem esperto sabe que ele precisa encontrar uma saída. Por onde começar? Ele já sabe que patrão possui um patrão. O longa acumula uma surpreendente aprovação de 95% das críticas no Rotten Tomatoes, baseada em 20 publicações de especialistas.
Fique por dentro do que vai acontecer em 7 Prisioneiros
Avaliado pelo consenso da crítica, 7 Prisioneiros tem uma abordagem tensa, bruta e bem direta, um retrato angustiante da exploração e corrupção sistêmica da sociedade capitalista. O Filme conta com grandes nomes de cineastas indicados ao Oscar, Fernando Meirelles (Cidade de Deus) e Rmin Bahrani (O Tigre Branco). Alexandre Moratto o atual comandante do segundo longa, teve seu desempenho elogiado, os críticos declarando que o “cineasta com a habilidade de um mestre dramaturgo complica o dilema central”.
Christian Malheiros diz em nota divulgada pela Netflix “Acredito que o cinema no Brasil vai além do entretenimento: ele cumpre uma função social”. 7 Prisioneiros é um grande suspense transformando-se em estudo aprofundado sobre poder, solidariedade e traição. Além de Tocar na ferida, o filme revela o abismo social em que estamos envolvidos. “As pessoas são colocadas em situações subumanas por falta de oportunidade e educação”.
“Nos dias de hoje, ainda acontece com milhares de pessoas no mundo a perversa forma de exploração e violação do direitos humanos , e esse filme é extremamente importante para levantar esse debate”. Declarou Rodrigo Santoro para a impressa e comentou “Trabalho parecido com a escravidão é sintoma de que o organismo social não esta bem. O espectador ao ver o filme fica com dúvidas e faz a seguinte pergunta: Quem é inocente e quem é o culpado quando falamos de sobrevivência? 7 Prisioneiros mostra de como a desigualdade social pode relativizar conceitos éticos e valores.
Onde assistir 7 Prisioneiros
A Netflix lança às 4 da manhã (horário de Brasília) no dia 11 de novembro de 2021. E para os demais fusos horários do Brasil é importante atentar-se nos horários abaixo:
• 5h FNT (Fernando de Noronha)
• 3h AMT (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul)
• 2h ACT (Rio Branco)
7 Prisioneiros fez estreia mundial em 2021 em dois festivais de cinema renomados: 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza e na 46ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Vale destacar também que o filme de Alexandre Moratto está em cartaz em alguns cinemas de São Paulo, no Espaço Itaú e no Petra Belas Artes. Nas duas ocasiões ele teve uma recepção bem calorosa por parte do púbico.
7 Prisioneiros pode ser indicado ao Oscar?
O filme de Alexandre Moratto tem boas chances de concorrer à estatueta no ano que vem. É difícil cravar uma indicação, mas não é equivocado dizer. Cumprindo as regras de premiação ( tempo de tela) e com boas críticas especializadas, é sim um forte representante do Brasil na próxima edição do prêmio.
Rodrigo Santoro é conhecido internacionalmente e isso faz a Academia olhar ainda mais com bons olhos para a produção. O Filme é um drama que retrata problemáticas da sociedade moderna e quase brutal e seu impacto no público é levado em conta na hora de analisar os candidatos à estatueta.
Confira o trailer oficial: