

Clube News
Mandioca de 44 quilos é colhida no Rio Grande do Norte
Publicado em 31/07/2024

Uma mandioca surpreendente foi colhida por um agricultor de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte. A raiz, que pesou 44 quilos e mediu 3,10 metros de comprimento, foi plantada há um ano e meio e cresceu apenas com água da chuva, sem qualquer fertilização ou irrigação especial, conforme relatado pelo agricultor à Band RN.
Devido ao tamanho e peso da mandioca, foi necessário que o agricultor, Geovane Sales, recebesse ajuda para extraí-la do solo. Após a colheita, a família decidiu dividir a mandioca entre os parentes.
Geovane Sales, que plantou a raiz no assentamento Petrolina, na zona rural de Caraúbas, explicou que não utiliza irrigação em seus cultivos, contando apenas com as chuvas para o crescimento das plantas. A área onde a mandioca foi plantada pertence aos pais de Geovane, Wilma Oliveira e Reginaldo Sales, também agricultores.
Geovane relatou que é comum deixar a planta crescer até dois anos antes de colhê-la, desde que a raiz não esteja oca por dentro. Ele acredita que a mandioca poderia ter crescido ainda mais se não tivesse sido colhida.
Ele atribui o impressionante tamanho da mandioca à qualidade da terra e já havia colhido outras mandiocas de cerca de 1,5 metro de comprimento anteriormente.
“A gente não imaginava que chamaria tanta atenção. Quando arrancamos essa com mais de 3 metros, decidimos mostrar para as pessoas. Já vieram várias pessoas aqui dizendo que nunca tinham visto uma mandioca desse tamanho na vida”, compartilhou Geovane.
Geovane e sua família agora planejam distribuir a mandioca entre os familiares, celebrando juntos essa extraordinária colheita.