Clube News

Naja Desaparecida é Encontrada Viva no Instituto Butantan

Publicado em 07/06/2024

Naja Desaparecida é Encontrada Viva no Instituto Butantan

Após semanas de busca, o filhote de cobra naja que desapareceu do laboratório de herpetologia do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, foi encontrado vivo. A confirmação veio nesta quinta-feira (6).

A serpente foi descoberta em um duto de encanamento dentro do próprio laboratório e está recebendo cuidados especializados da equipe de pesquisadores do Instituto Butantan.

"Estamos aliviados e felizes com o desfecho desta história. Nossa jovem naja foi localizada no lugar que imaginávamos, dentro dos dutos do laboratório. Agora ela está bem e sob os cuidados de nossos pesquisadores e veterinários", afirmou Giuseppe Puorto, diretor cultural do Butantan.

Puorto explicou que a naja conseguiu se proteger de predadores e encontrar água nos dutos, o que foi crucial para sua sobrevivência. Ele também ressaltou que, durante todo o período de desaparecimento, a cobra permaneceu longe das áreas de visitação pública, permanecendo no ambiente seguro do laboratório.

Naja Desaparecida é Encontrada Viva no Instituto Butantan

O filhote de naja desapareceu no início de maio, mas o Instituto Butantan só divulgou o sumiço no dia 21 daquele mês, três semanas depois. A área de herpetologia, onde a cobra sumiu, é restrita a pesquisadores e profissionais do Instituto, distante das áreas públicas como o Parque da Ciência e os museus.

Para investigar o desaparecimento, o Instituto Butantan acionou um plano de contingência e iniciou uma investigação interna. Como as câmeras de segurança não mostraram a cobra deixando o laboratório, os pesquisadores suspeitaram que ela estivesse escondida no sistema de encanamento, até considerando a possibilidade de sua morte.

Durante todo o processo, o Instituto Butantan garantiu que tinha soro antiofídico disponível para qualquer emergência envolvendo a cobra naja.