Clube News

Objetos de 'Verão 90' que as novas gerações não sabem o que são

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Objetos de 'Verão 90' que as novas gerações não sabem o que são

Entre telefones de disco, walkmans, vídeos cassetes, vitrolas, câmeras fotográficas 'de filme', há uma infinidade de coisas as quais as gerações nascidas nas décadas de 2000 e 2010 mal sabem direito para que servem. Relembre algumas a seguir.

Objetos de

Wallkman
O aparelho que tocava rádio ou fitas cassetes se popularizou no Brasil na década de 1990. Marca registrada da Sony, o aparelho funcionava com fones de ouvido, e permitiam que o usuário ouvisse sua música sem 'incomodar' os outros em público, por exemplo.

 

Objetos de

Discman
Posteriormente, o walkman foi substituído pelo discman, que rodava CDs, um tipo de mídia mais moderna.

 

Objetos de

Fax
Praticamente 'extinto' com o passar dos anos, os aparelhos de fax eram bem comuns em empresas e escritórios durante a década de 1990. Basicamente, por meio de uma linha telefônica, era possível transmitir dados para que documentos fossem impressos à distância.

 

Objetos de

Vitrola (Toca-discos)
Muito antes dos aplicativos que reproduzem músicas em mp3, as pessoas compravam discos de vinil, ou LPs, que rodavam dos dois lados. O processo era um pouco mais complexo do que apenas 'apertar o play'. 'Pular' de uma música para outra também não era uma escolha tão simples de ser feita como hoje.

 

Objetos de

Discos de vinil
Os discos de vinil não eram exatamente a coisa mais portátil do mundo. Muitos, porém, ainda são fãs da sonoridade proporcionada pelos aparelhos de toca discos e seguem mantendo viva a tradição.

 

Objetos de

Telefone de disco
Em um mundo em que a maior parte dos aparelhos de telefonia são celulares que sequer têm teclas, pode parecer estranho aos mais jovens que as casas antigamente tivessem telefones em que era preciso discar os números de uma forma um pouco mais demorada que hoje - ainda que rápida e simples. Ah, e se não houvesse alguém para atender, era comum deixar um recado na secretária eletrônica.

 

Objetos de

Vídeo cassete
Também fizeram sucesso na década de 1990 os precursores dos aparelhos de Blu-Ray e DVD: os vídeo cassetes. Colocava-se uma fita VHS no aparelho e, então, rebobinava-se até chegar ao ponto inicial - ou ao ponto que você quisesse assistir. Demorava um certo tempo e causava algumas irritações quando alguém guardava a fita de volta na caixa antes de fazer o processo.

 

Objetos de

Câmera filmadora
Se hoje em dia os celulares possuem diversas funções no mesmo aparelho, na década de 1990 não era bem assim. Uma coisa era tirar fotos, e outra era filmar.

 

Objetos de

Videogames - Nintendo 64
Nas imagens de divulgação, ainda não é possível saber se os videogames farão parte da trama. Mas o Nintendo 64, na imagem, por exemplo, foi lançado em 1996 - há quase 23 anos. Pensar em controles sem fio, à época, pareceria um delírio.

 

Objetos de

Videogames - Super Nintendo
O Super Nintendo, por sua vez, foi lançado em 1990, há quase três décadas.

 

Objetos de

Videogames - Fitas
Antigamente, era comum que os videogames utilizassem fitas. Quem teve um Super Nintendo, por exemplo, certamente se lembrará de já tê-las 'assoprado' algumas vezes.





 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter