Clube News

Rede Manchete:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Rede Manchete:

A Rede Manchete, emissora de TV que marcou época no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, foi ao ar pela última vez no dia 10 de maio de 1999, uma segunda-feira.

A Manchete ficou marcada por diversos programas, fosse pela programação infantil - que contou com desenhos japoneses como 'Os Cavaleiros do Zodíaco' e 'Super Campeões' e apresentadoras como Xuxa e Angélica, além da dupla Sandy e Junior -, fosse pelo lado jornalístico - com as reportagens do 'Documento Especial', ou por conta de novelas de sucesso como 'Pantanal' e 'Xica da Silva'. Relembre a seguir programas marcantes da TV Manchete.

Novelas da Rede Manchete

Rede Manchete:

'Pantanal'
A Rede Manchete também ficou conhecida por diversas novelas, muitas das quais fizeram sucesso com o público. É comum encontrar diversos atores e atrizes consagrados hoje em dia que tiveram passagens pelas novelas da TV Manchete. Um exemplo deste sucesso foi 'Pantanal', protagonizada por Cristiana Oliveira e Marcos Winter, Juma e Jove, exibida em 1990. 

Rede Manchete:

'Ana Raio e Zé Trovão'
Entre os anos de 1990 e 1991, foi ao ar na Rede Manchete a novela 'A História de Ana Raio e Zé Trovão', que era protagonizada por Almir Sater e Ingra Liberato.

Rede Manchete:

'Xica da Silva'
Taís Araújo foi a protagonista da novela 'Xica da Silva', exibida na Rede Manchete entre 1996 e 1997.

Rede Manchete:

'Corpo Santo'
Outra artista consagrada que passou pela Rede Manchete foi Christiane Torloni, como uma das protagonistas de 'Corpo Santo', novela que foi ao ar no ano de 1987. A novela também contava com nomes como Reginaldo Faria, Lídia Brondi, Otávio Augusto e Nathalia Timberg em seu elenco.

Rede Manchete:

'Kananga do Japão'
Entre 1989 e 1990, foi ao ar na Rede Manchete a novela 'Kananga do Japão'. Na foto, o ator Raul Gazolla, protagonista da trama ao lado de Christiane Torloni.

 

Desenhos da Rede Manchete

Rede Manchete:

'Os Cavaleiros do Zodíaco'
A TV Manchete também ficou marcada pela programação infantil, especialmente pelos seus desenhos, muitos dos quais de origem japonesa. Um dos que mais marcou a geração que viveu a infância no auge do canal foi 'Os Cavaleiros do Zodíaco'.

Rede Manchete:

'Super Campeões'
Quem não se lembra de Oliver Tsubasa, jogador de futebol japonês que protagonizava o anime 'Super Campeões', que fez sucesso no Brasil na década de 1990 e era exibido pela Rede Manchete?

Rede Manchete:

'Sailor Moon'
O anime 'Sailor Moon', que fez sucesso na Rede Manchete na década de 1990, trazia personagens que tinham ligação com o mundo da astrologia, como a protagonista Serena, que era ligada à lua.

Rede Manchete:

'Yu Yu Hakusho'
Yusuke Urameshi e seus amigos Kuwabara, Hiei e Kurama se envolviam em diversas lutas em 'Yu Yu Hakusho', outro anime que fez sucesso e foi exibido pela TV Manchete na década de 1990.

Rede Manchete:

'Changeman'
Entre as produções de origem japonesa, também estavam séries de super-heróis como 'Changeman'.

Rede Manchete:

'Jiraya'
'Jiraya' foi outra série de origem japonesa que fez sucesso na TV Manchete.

Rede Manchete:

'Jaspion'
'Jaspion' também marcou época na tela da Rede Manchete.

 

Programas

Rede Manchete:

'Clube da Criança' - TV Manchete
O 'Clube da Criança' foi outro programa infantil que marcou época na TV Manchete. Por ele, passaram apresentadoras importantes em início de carreira, como Xuxa e Angélica.

 

Rede Manchete:Rede Manchete:

'Documento Especial'
O 'Documento Especial' trazia reportagens jornalísticas, muitas vezes sobre temas polêmicos ou que chamassem atenção do público. Passou por outras emissoras, como o SBT e a Band, após deixar de ser exibido pela Manchete, em 1991. Na emissora, o 'Documento Especial' contou com apresentação de Roberto Maya.

 

Rede Manchete:

'Domingo Milionário'
Na segunda metade da década de 1990, o 'Domingo Milionário' era exibido nas tardes de domingo na Rede Manchete, e dividido em horários segmentados para determinadas faixas etárias. Na última delas, apresentada por J. Silvestre, inúmeros prêmios eram dados às pessoas que participassem de alguns jogos que iam ao ar.

Rede Manchete:

A parte 'jovem' do 'Domingo Milionário' chamava-se 'Perdidos na Tarde' e chegou a ser apresentada por Marcelo Augusto durante sua passagem pela Rede Manchete, iniciada em 1997. Ele dividia o palco com o ex-VJ da MTV Luiz Thunderbird.

Rede Manchete:

Outro apresentador conhecido que começou no programa foi Luiz Bacci, que comandava o 'Domingo no Palco', parte destinada ao público infantil da atração.

 

Rede Manchete:

'Sandy e Junior Show'
Os irmãos Sandy e Junior tiveram sua primeira experiência com um programa próprio de TV no palco do 'Sandy e Junior Show', exibido entre 1997 e 1998.

 

Rede Manchete:

Clodovil Hernandes na Rede Manchete
O apresentador Clodovil Hernandes teve duas passagens pela TV Manchete ao longo de sua carreira. Nelas, apresentou programas como o 'Manchete Shopping Show', o 'De Mulher para Mulher', 'Clô Para Os Íntimos' e o 'Clodovil Abre o Jogo'.

 

Rede Manchete:

'Festa do Mallandro'
O apresentador Sérgio Mallandro apresentou a 'Festa do Mallandro' nos fins de semana da Rede Manchete no fim da década de 1990.

 

Rede Manchete:

'Magdalena Manchete Verdade'
Entre 1997 e 1998, a apresentadora Magdalena Bonfiglioli apresentou o 'Magdalena Manchete Verdade' na emissora de TV.

 

Rede Manchete:

'Vila do Tiririca'
Em 1997, ainda no início de seu sucesso nacional, o humorista Tiririca chegou a ganhar o seu próprio programa infantil na Rede Manchete, que já estava em seus últimos anos, a 'Vila do Tiririca'.

 

Rede Manchete:

'Jogo do Poder'
Na década de 1990, o jornalista Carlos Chagas entrevistou diversas personalidades ligadas ao mundo da política na tela da emissora no 'Jogo do Poder'. Posteriormente, o programa continuou sendo exibido em outros canais. Carlos Chagas morreu em 2017.

 

Rede Manchete:

Crise na Rede Manchete
Em 1993, a crise na TV Manchete chegou ao ponto de os próprios funcionários passarem a transmitir a própria greve na emissora.

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter