Clube News

Saiba como ativar o chip de rádio FM no seu smartphone Android

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Saiba como ativar o chip de rádio FM no seu smartphone Android

Os smartphones têm inúmeras funções: jogos, o gerenciamento do nosso dia a dia, fazer fotos ou nos entreter. E, inevitavelmente, associamos entretenimento com música, certo? Mesmo sem conexão com a internet, queremos ouvir música. Afinal, já fazíamos isso antes dos "WWWs" da vida. Para estes momentos temos o rádio FM. Se o seu celular não tem é porque a fabricante decidiu desativá-lo.

A primeira coisa que você tem que saber é que a grande maioria dos smartphones vem com um chip de rádio FM incorporado na placa-mãe. Porém, cada vez mais as fabricantes estão desativando este chip, como, por exemplo, a Samsung fez a partir do Galaxy S3 (algumas poucas versões trazem o chip ativado).

Saiba como ativar o chip de rádio FM no seu smartphone Android

A LG é outra que decidiu desativar o chip, enquanto a Motorola, a HTC e a Sony o deixam ativado de fábrica. Mas se você tem um Samsung, um LG ou algum outro dispositivo de uma fabricante que eu não tenha mencionado, uma alternativa é usar um aplicativo de streaming de música, como o TuneIn, para ouvir uma rádio.

É legal, ou mesmo ético, desativar o chip de rádio?

Responder esta pergunta não é tarefa fácil. É um processo legal? Creio que não existe uma lei proibindo a desativação de certos componentes que não são essenciais para o funcionamento do dispositivo, logo, não vejo nada ilegal nesta decisão. Mas seria ético?

A resposta é bem subjetiva, mas se você me perguntar, diria que não. Porque já que alguém gastou certa quantidade de dinheiro (que normalmente não é pouco) em um dispositivo com este chip, também está pagando por esta “parte” do aparelho, mesmo que ela esteja desativada.

A NAB (National Association of Broadcasters) queria criar uma lei obrigando a ativação do chip. As fabricantes, se defendem dizendo que o público está passando para os podcasts e aplicativos de streaming de música, causando assim o desaparecimento gradativo da demanda por rádios.

Vou me dar o luxo de expressar a minha opinião a respeito, espero que você também se anime a dar a sua opinião nos comentários abaixo: a rádio FM é uma maneira muito mais econômica de escutar música. Isso funciona tanto para o pacote de dados - pois não precisamos de internet para isso -  como para a autonomia da bateria , pois os aplicativos de streaming comem bateria como um urso faminto depois de hibernar.

Se eu quiser escutar música no meio do nada, durante um acampamento, e não tiver cobertura de dados? Vou pedir para um passarinho cantar? O que vejo muito claro é que já que pagamos por este chip, queremos que ele esteja ativado. Se vamos usá-lo ou não, cabe a cada um decidir.

Nem tudo está perdido: você pode ativar seu chip!

Já sei, eu disse que só te restavam podcasts e aplicativos de streaming de música no começo do artigo. Mas, na verdade você também pode ativar o chip de rádio FM. Eu só não posso garantir que funcione. Dito isso, como no fundo (muito no fundo) eu sou uma boa pessoa, te darei não só uma, mas, duas maneiras para ativar o componente.

Porém, antes de começar, já vou avisando: caso você não saiba, vai precisar usar fones de ouvido como antena para escutar o rádio no seu aparelho. Lembra da NAB? Este mesmo grupo criou um aplicativo gratuito para ativar o chip em 58 dispositivos. A primeira coisa a fazer é pesquisar se o seu smartphone está na lista. Vale enfatizar que agora temos o suporte para smartphones como o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge.

Caso a primeira opção não funcionar, existe uma alternativa paga. Na verdade são dois aplicativos diferentes: o Spirit1 para dispositivos sem Root e Spirit2 para aparelhos com Root e com ROM AOSP. No app Spirit1, depois de instaladas as configurações, você deve ir até a opção "Regiões", escolher seu país; depois vá até a opção METHOD encontrar o seu aparelho.

Cada um dos aplicativos custa salgados R$ 27,72, então você precisa decidir se vale a pena gastar este dinheiro para ouvir a rádio FM.

Como já disse, não posso garantir que os aplicativos funcionem perfeitamente, mas, pelo menos, você tem alguma possibilidade de se rebelar contra esta decisão polêmica.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter