Clube News
Série "Pra Sempre Paquitas" Revela Traumas e Pressões Vividas por Assistentes de Xuxa
Publicado em 19/09/2024
“Para Sempre Paquitas” é uma série documental que traz à tona vários acontecimentos dos bastidores do programa "Xou da Xuxa" e suas assistentes de palco. A produção destaca diversas situações e desafios vividos pelas assistentes de palco da “Rainha dos Baixinhos”, incluindo o dia a dia das Paquitas sob o comando da diretora Marlene Mattos e suas diversas exigências.
Um dos episódios da série aborda a falta de diversidade entre as Paquitas, mantendo um padrão “brancas, loiras e magras”. Xuxa se diz arrependida nos dias de hoje por nunca ter questionado tal contexto com base nas escolhas de Marlene Mattos naquela época.
“Se eu tivesse tido maturidade e empatia, teria ajudado meninas que sonhavam em estar ali e nunca tiveram essa chance”, disse Xuxa.
Quem pensa que as exigências estéticas de Marlene eram apenas para as Paquitas, se engana. Xuxa também sentia na pele essa pressão, relatando o seguinte:
“Com 58 quilos, Marlene já reclamava. Com 60, ela me chamava de gorda. Foi só quando ela insistiu que percebi que eu estava grávida”.
A ex-Paquita Ana Paula Guimarães, conhecida como "Catuxa", chegou a desenvolver bulimia durante a adolescência devido as exigências da diretora.
Em alguns momentos do saudoso “Xou da Xuxa”, isso mostrado no documentário, é possível perceber que a apresentadora acabava incentivando o emagrecimento, o que reforçava a pressão de Marlene Mattos. Xuxa não foi culpada pelas ex-Paquitas, pelo menos não de forma direta, mas Andréa Faria, a “Xiquita”, confirmou que, por algumas vezes, Xuxa presenciava as cobranças rígidas de Marlene sem se manifestar.
“Eu falava e agia por ignorância. Cobrar das meninas parecia normal, já que Marlene exigia isso de mim também. Mas foi um erro enorme”, relatou a apresentadora.
Marlene Mattos foi convidada para participar da série, mas decidiu não comentar nem integrar a produção que conta com cinco episódios e segue disponível no Globoplay.