

Clube News
Votuporanga poderá ter racionamento de água se não chover logo
Publicado em 21/09/2020

A Saev Ambiental emitiu nota pedindo que a população faça uso racional da água para não adotar a medida extrema.
A represa do córrego Marinheirinho, que abastece 25% da cidade, atualmente, está com 2,25 metros abaixo do nível normal, sendo o nível mais crítico desde 1974.
Além da represa, Votuporanga possui quatro poços profundos, : na Zona Norte, Zona Sul, Sudeste e Oeste; Poços 1 e 2 do Distrito de Simonsen; e um Poço da Vila Carvalho.
A população deve economizar com banhos mais curtos e, sempre que possível;
- Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou mãos, manter a torneira fechada;
- Reutilizar a água que sai da máquina de lavar para fins não potáveis;
- Não utilizar mangueira para lavar carros ou regar plantas;
- E utilizar a vassoura para limpar calçadas.
A longa estiagem que atinge a região noroeste paulista está mudando o cenário em algumas cidades.
Em Cardoso, por exemplo, a lagoa Hygino Zampronha, considerada um dos cartões postais da cidade de Cardoso, está secando.
De acordo com os moradores, a água começou a recuar há aproximadamente quatro meses.
Consequentemente, o solo ficou completamente seco, com marcas de rachaduras.
A lagoa Hygino Zampronha não é de abastecimento, mas armazena água da chuva que chega por meio das redes de escoamento.
A secretaria de Meio Ambiente informou que existe uma mina de água e, por isso, a lagoa ainda não secou totalmente.