

Clube News
Erros cometidos por pessoas que trabalham em casa
Publicado em 02/10/2018

Trabalhar em casa pode ser incrivelmente libertador, já que a flexibilidade permite um melhor equilíbrio entre os deveres do home office e o resto da vida. Um pouco de estrutura é tudo que se precisa para aproveitar ao máximo o tempo e maximizar a produtividade. Vamos dar uma olhada nos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que trabalham em casa, para que você crie hábitos melhores e chegue ao seu potencial máximo.
Não ter um espaço dedicado de trabalho
É fácil fazer o trabalho se espalhar por todas as áreas da sua casa quando não se tem um espaço dedicado de trabalho. O sofá ou a mesa da cozinha podem parecer convenientes, mas criar um home office exclusivo – incluindo um armário, uma mesa apropriada e todos os recursos necessários em um só lugar – vai ajudar você a se concentrar mais. Há muitas soluções práticas para todos os tipos de espaços e necessidades, basta procurar a melhor para o seu estilo.
Esquecer o alongamento
Quando você trabalha por conta própria, o tempo voa fácil. Você se senta em frente ao monitor, com foco total no trabalho e as ideias pulam da sua mente. Aí você se levanta para pegar um copo d’água e na hora você sente aquela dureza pelo corpo. Toda essa inatividade cria pressão em sua espinha dorsal, impedindo o sangue de circular adequadamente, deixando seus ombros curvados. Por isso, é bom dedicar uns minutos do dia ao alongamento. Quando seu dia de trabalho acabar, você se sentirá muito melhor, mental e fisicamente.
Dar pouca importância ao equilíbrio
O dia tem apenas 24 horas, e outras responsabilidades são sempre uma distração quando se trabalha em casa. Não deixe o fato de que você faz home office fazer seu trabalho parecer uma prioridade menor do que se você estivesse no escritório. A flexibilidade de horários é útil, mas ter uma rotina que funcione e respeite as pessoas com quem você vive vai permitir que você estabeleça limites, realize suas obrigações e chegue a um estilo de vida mais equilibrado.
Trabalhar no escuro
Cuide da sua saúde mental e lembre-se que seu espaço de trabalho precisa de um pouco de luz do sol. Há muitos estudos que explicam os benefícios da exposição à luz natural, mas muitos de nós já sabem a diferença que faz trabalhar com uma simples janela aberta. Se isso não for possível, ou se você trabalhar à noite, uma luminária já vai ajudar seus olhos quando precisar ler algo no papel, ou reduzir o esforço ao olhar para o monitor no escuro.
Evitar companhia
A liberdade muitas vezes traz isolamento. Há um motivo para que você veja tanta gente trabalhando em cafés – e isso não tem só a ver com o wi-fi. Há muitos aspectos no home office que envolvem interação, mas hoje em dia a comunicação tende a ser mais virtual. Tire um dia da semana para trabalhar em um ambiente comunal, e evite a sensação de isolamento. Isso pode ser em um café ou em um espaço de coworking – muitos deles oferecem espaços de trabalho alugados por hora.
Não criar uma rotina diária
Criar um cronograma diário, semanal ou mensal baseado em tarefas e metas é importante para você. Às vezes, não acordar com um alarme ou fugir do trânsito pode ser uma tentação para deixar as coisas para trás na sua rotina. Assim, é melhor facilitar a vida e eliminar o tempo que se perde tentando imaginar como vai ser cada dia. Você vai sentir mais produtividade ao estabelecer uma rotina, riscando coisas da lista de tarefas mais rápido e tendo um sentimento de realização.
Subestimar o poder do pensamento positivo
Você está longe dos colegas que normalmente dariam aquele gás reconhecendo suas realizações, então busque o incentivo você mesmo. É melhor achar maneiras próprias de ficar motivado até que se tenha a oportunidade de dividir isso com a família e os amigos. Você pode pedir feedback do seu chefe ou dos seus clientes. Tire um tempo para reconhecer suas realizações, seja dando a você um pequeno prêmio, ou ligando para um amigo para se gabar um pouco.
Não manter uma imagem profissional
Não deixe a maneira como você vive influenciar como as pessoas julgam a qualidade do seu trabalho. Você se esforçou para fazer os contatos certos, criar sua lista de clientes e trabalhar com o que você quer. Fazer uma chamada em vídeo com um cliente ou um contato profissional sem garantir que o cenário atrás de você não é caótico é pura autossabotagem. Tire uns minutos para dar uma arrumada geral, redirecionar a câmera e montar um cenário neutro.
Ser casual demais
Os escritórios normalmente têm um protocolo de e-mails que todos devem seguir. Ao trabalhar de casa, no entanto, a atmosfera confortável, a facilidade do multitasking e a falta de supervisão podem levar a práticas mais soltas e não muito profissionais. Tenha em mente que as mensagens que você dispara pela manhã podem não cair bem como você esperava quando o cliente for abri-las no dia seguinte. Tire um momento para avaliar o tom e a estrutura do que você está escrevendo para se certificar de que tudo está dentro do aceitável.
Se distrair
Uma vantagem de trabalhar em casa é tirar uns intervalos para fazer algumas tarefas de casa durante o dia. Mas um cliente que liga para falar de trabalho não vai gostar do barulho de louça sendo lavada, ou seus filhos falando sobre como foi o dia. Seus clientes não precisam se sentir como se estivessem ao seu lado em casa. É melhor criar um botão de liga e desliga do trabalho, e informar as pessoas que moram com você sobre a importância dos momentos profissionais.
Trabalhar demais
Se afastar do trabalho é mais difícil quando ele está na frente de você. Quando você não consegue deixar o home office para trás, os limites da vida e do trabalho parecem se embaralhar. Crie critérios para determinar quando já trabalhou demais, para evitar erros e melhorar a qualidade do que você faz. Além disso, tenha um pouco de consideração com as pessoas importantes para você. Há uma diferença entre gostar de um projeto e perder a noção de equilíbrio entre vida e trabalho.